sábado, 12 de julho de 2008

Grandes 8

"Vós que lá do vosso império,
Prometeis um mundo novo:
Calai-vos que pode o povo
Querer um mundo novo a sério."

Quadra do grande poeta António Aleixo. Lembrei-me dela a propósito da última cimeira dos poderosos do G-8. Entre os temas abordados, esteve a crise alimentar e a fome no Mundo. Se alguém como Gandhi fosse o anfitrião, não me surpreenderia nada que no final dos trabalhos, Bush, Sarkozy, Medvedev, Berlusconi, Fukuda, Merkel e os restantes, encontrassem uma mesa com um jarro de água e uns pãezinhos, para que, mesmo de uma forma simbólica e pontual, dessem a entender que sentiam o que tinham estado a discutir. Mas não: o jantar tinha 20 (!) pratos, todos eles requintadíssimos e caros. Isto logo a seguir a terem discursado sobre os milhares de crianças que morrem à fome no 3º Mundo. Sabemos que não sabem, ou não querem, resolver os problemas mais prementes do mundo, principalmente os dos mais pobres: mas pelo menos disfarcem, dêm a entender que se importam, um pouco.

Senão, imagino agendas das próximas cimeiras do G-8:
- "Implementação de programa de protecção de espécies animais em extinção" (jantar com sopa de tartaruga da Amazónia e filetes de panda);
- "A cooperação e a paz mundial" seguido de intervenção de George W. Bush acerca do escudo de mísseis norte-americano. O 1º tema é patrocinado pelo fabricante de caças Lockeed e pelo construtor de mísseis Matra.
- "Desenvolvimento de energias alternativas". Oradores: J.Sears (Shell), P.Morgan (Texaco Oil) e H. Oliver (Gulf Oil);

Termino como comecei, com Aleixo:

"Só quando a hipocrisia
Cair do seu pedestal,
Nascerá, dia após dia,
Um sol p´ra todos igual."

6 comentários:

Anónimo disse...

estava à espera de encontrar uma história de piratas...

Beijinhos****

Anónimo disse...

É sobre outros piratas...

E, comparando com o que vi nuns vídeos cubistas, o nosso trabalho foi de amadores.

À excepção dos piratas em si, que estão já nomeados para os Óscares!

Beijinhos
RM

ju disse...

nada a ver... mas achei curioso ver uma citação deste blog no diário de uma amiga:

http://www.hi5.com/friend/profile/signBook.do

os grandes líderes não se escolhem, sentem-se.

Anónimo disse...

Começo pelo teu fim:
"Só quando a hipocrisia
Cair do seu pedestal,
Nascerá, dia após dia,
Um sol p´ra todos igual." (a.aleixo)

sem dúvida que quanto mais tempo passa, mas aparenta o governo a deformar a imagem por muitos tentada criar - a união do povo una e serena.

Triste é ver estes lideres a encaminharem o seu povo por caminhos diferentes do esperado, ou do que seria correcto. Mas por vezes o correcto é confundido até por nós. Mas tentamos manter sempre o nosso caminho pelo que acreditamos ser correcto. contudo o nosso correcto nem sempre é o correcto da pessoa de lado, e depois há desilusões, há tristezas, há afastamentos.
Descrédulos daqueles que não tentam olhar para o seu caminho e para o caminho do seu próximo e ver que lhe está a pisar o caminho desse. E é assim que heróis e ídolos são extintos. É certo e sabido que tais "personagens" perfeitas não existem, mas podemos ter pessoas que se assemelhem a tal figura.

Mas que podemos fazer para corrigir tal coisa? Como podemos dizer: "estás a pisar-me os calcanhares sai-me de cima, não sejas assim!".
Por vezes até uma palavra, uma vontade, ou uma ideia pode fazer o mesmo efeito.
E nós inocentes da vida, não temos o discernimento de perceber o erro que cometemos a pensar que melhoramos outros tantos. Tal como na guerra, há sempre perdas necessárias. Mas estamos em tempo de guerra? Devia-se então afixar cartazes a dizer "I Want You!" com uma figura robusta e impositiva. Ou deveríamos espalhar cartazes a dizer para nos amarmos uns aos outros, e para pedir-mos desculpa caso calquemos alguém? É natural isso acontecer, não somos perfeitos. Mas por vezes, dói mesmo essa calcadela, e ficamos magoados. E nem um desculpa ouvimos.

Bom, divagações que não me levam a lado nenhum. Nem me levam a mudar ninguém, nem ainda mudar qualquer mundo. Contudo espero que a minha esperança não morra, e que continue a ser alimentada à espera que o dia D chegue a bom porto.
Acabo por dizer a citação com que começas:
"Vós que lá do vosso império,
Prometeis um mundo novo:
Calai-vos que pode o povo
Querer um mundo novo a sério." (a.aleixo)
sp

Unknown disse...

Ola grande Chefe....
Para quando actualizações ao Blog???

O publico agradeçe....

Fico a espera....

Ate la....

fica um abraço...

Mario

Anónimo disse...

Muito obrigado, Mário.

Confesso que estou com saudades das teclas da máquina de escrever...

Até breve!

RM