quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ser Gente




Podem gostar de estar comigo, falar comigo, ouvir o que digo...
se não me interesso verdadeiramente pelos outros, nada sou.

Posso ser alegre, bem disposto, feliz...
se não me comover com os que sofrem, nada valho.

Posso receber presentes, flores, ser o centro das atenções...
sem dar, nada tenho.

Posso usufruir das melhores tecnologias, inventos, avanços da ciência...
se não crio, se não me reinvento para dar, nada valho.

Posso ter fama, êxito, sucesso profissional...
se não tiver humildade, nada tenho.

Posso ser inteligente, culto, considerado...
se não partilhar o que aprendi, nada sei.

Posso ser livre, frontal, dizer o que penso...
se não luto ao lado dos oprimidos, nada sou.

Posso ter dinheiro, acções e imóveis...
se não for generoso com os pobres, nada tenho.

Posso ser justo no que digo, no que penso, no que faço...
se não gritar contra as injustiças de que os outros são alvo, nada sou.

Posso ter fé, saber teologia, fazer voluntariado...
sem sentir amor, nada valho.



Dar…desinteressadamente.

Lutar…pacificamente.

Rir…conjuntamente.

Chorar…solidariamente.

Trabalhar…honradamente.

Descansar…merecidamente.

Sonhar…irresponsavelmente.

Agir…comprometidamente.

Criar… continuamente.

Triunfar…humildemente.

Ouvir…atentamente.

Falar…sinceramente.

Mentir…nunca mente.

Perdoar…incessantemente.

Amar…verdadeiramente.

Viver…apaixonadamente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Arrepiei :)
Este texto tinha que pertencer às Histórias do Chefe. Porque é fenomenal. Trago-o muitas vezes no ouvido...

Joaninha em Mexicano? Decorei logo! :D

As joaninhas e catarinas e afins voam de volta para casa sempre com muito carinho :)

beijinhoo**

JS :p

Anónimo disse...

"Dar…desinteressadamente. Lutar…pacificamente. Rir…conjuntamente. Chorar…solidariamente. Trabalhar…honradamente. Descansar…merecidamente. Sonhar…irresponsavelmente. Agir…comprometidamente. Criar… continuamente. Triunfar…humildemente. Ouvir…atentamente. Falar…sinceramente. Mentir…nunca mente. Perdoar…incessantemente. Amar…verdadeiramente. Viver…apaixonadamente." =)

É caso para dizer:

"Se fores aquilo que tens de ser
Serás luz para aqueles que encontrares!”

ju disse...

oh, que bonito...
(ainda nao tinha ouvido e lido ao mesmo tempo...)
it does work together :)
"nuncamente" devia ser um advérbio de modo a entrar para o novo tratado da língua portuguesa :D

Anónimo disse...

Ninguém diria que TU já o leste em público para uma assistência internacional (portugueses e espanhóis)!!!

RM