domingo, 13 de abril de 2008

Frutos especiais

Esta semana fui ao supermercado. Ao passar na secção dos frutos, deparei-me com uma série deles que nunca antes houvera visto. Apuruis, bacuris, muricis, graviolas (não sei se eram estes que cito e que fui buscar à net, mas já não me lembro do nome dos que vi e fica bem pôr aqui uns nomes esquisitos). E os frutos que vi eram mesmo esquisitos. Confesso que se estivesse perdido na selva tropical, era capaz de morrer de fome à beira daquelas coisas, sem que me apercebesse que eram frutos comestíveis. Porque existem frutos que só alguns reconhecem. E se em vez de vegetais, falarmos de pessoas, as coisas ainda se complicam mais! Pequenos gestos, pequenos sinais...e que descoberta podemos fazer. Mas só se soubermos o que procuramos: um lobito dos do internato, que durante todo o tempo que durou a Homilia, no Domingo das Promessas, nunca deixou de estar sentado "colado" à Diana, cabeça encostada ao seu ombro, praticamente sem se mexer, quase se vendo o carinho a fluir. A Ana J., a juntar-se, com todo o à vontade, aos mais velhos, para cantar. O Rui Q., a tocar batuque para 150 pessoas. A Joana P., tão envergonhada que era, a falar para todo o Agrupamento. O Nelson, que está tão responsável, sempre presente na Missa, sempre preocupado em transmitir-me as notas da escola. O Paulo a pendurar-se no meu pescoço para se esconder dum colega, ele que era tão distante. Dar carinho a quem precisa dele; ajudar a crescer; dar atenção a quem grita por ela; desenvolver capacidades; incentivar e responsabilizar; transmitir confiança. Quem olha de fora, acredito que não veja nada de especial. Que não veja frutos. Para quem conhece aqueles miúdos, os frutos, mesmo pequenos, são dos mais saborosos do Mundo!

3 comentários:

Anónimo disse...

a mim deixou-me a lagrimita ao canto do olho com tanta magia.. mas percebo a raiva. dizem os incompetentes que "J.C. pode aparecer e dizer que tem vergonha de ver o menino que não merece o lenço que tem". ou que "Esta Figueira secou".
Boca aberta --> foi a reacção da J.S. perante tanta falta de humanidade, de formação de competência e pior... de Cristandade.

Anónimo disse...

Escrevi um comentário respondendo ao teu e apaguei-o. Mas confesso que já começo a não controlar o que vai cá dentro e se um dia rebenta... O recipiente exterior (leia-se "a vontade de querer continuar a contribuir para a felicidade dos miúdos que vivem o Escutismo ali) ainda vai sendo mais forte do que a pressão interior (o valor que dou à minha própria dignidade, auto-estima e à justiça e coerência mais elementares). Mas
para tudo há um limite e o meu já entrou na zona vermelha.

Anónimo disse...

o ponteiro do barómetro de pressão interior começa a notar-se no exterior também... estão a por-te à prova. e se tudo mudar amanhã? não vale a pena aguentar? vale, pois.
mas e se tudo só mudar para melhor quando explodirmos e fizermos uma chuva de frutos em cima da cabeça oca de quem só professa palavras vazias? complicated.