quarta-feira, 7 de maio de 2008

Amanhã será diferente

Um escuteiro deve ser um optimista. Mas confesso que às vezes não é fácil. Lembro-me frequentemente daquela frase que li: "um pessimista é um optimista informado". Porquê este pessimismo? Porque creio que seria de esperar que fossemos sempre melhorando um pouco a nossa sociedade. E olho para o nosso país actual e comparo com a situação que tinhamos há quinze, vinte anos atrás e não vejo que tenhamos caminhado nessa direcção... O desemprego quase duplicou. Grassa entre os jovens à procura da primeira colocação e entre aqueles que, tendo perdido o emprego, têm mais de 45 anos de idade e dificilmente voltarão a reentrar no mundo do trabalho. O número de famílias sobreendividadas aumentou imenso: imagino a angústia de ter de optar entre pagar a prestação da casa ou comprar, por exemplo, os livros escolares para os filhos. Quando dantes se falava em procurar empregos com futuro, hoje fala-se da cor dos recibos (geralmente é verde). Qualquer dia, as Finanças passam a vendê-los avulso, tal é a segurança com que se pode prever o futuro laboral. Atesta-se (!?) o depósito do carro e apetece perguntar se se pode pagar em 12 prestações. O fosso salarial entre os administradores das empresas e os funcionários alargou-se de tal forma que, à sua beira, os desvios entre os valores orçados para as obras públicas e os respectivos custos reais, são já irrelevantes. A saúde e o ensino, que deveriam ser tendencialmente gratuitos, estão hoje muito mais caros. Apesar de ouvirmos falar de reformas milionárias, obtidas ao final de apenas alguns anos, de políticos, banqueiros e gestores, perguntamos se a nossa, na velhice, será suficiente para pagar os PPR`s (as Papas, os Pijamas e os Remédios). Voltamos aos tempos da emigração: agora além dos menos qualificados, partem também os recém-licenciados à procura de uma oportunidade. Até os brandos costumes que eram apanágio do nosso país parecem estar a desaparecer: carjacking, roubos com violência, tiroteios à noite entre gangues, "coças" dentro de esquadras de polícia, serial killers (sim, o que hoje foi condenado a 25 anos de cadeia por matar 4 pessoas. Nota: levou esta pena porque já tinha estado preso e não se emendou - foi o azar dos 4 assassinados! Mas não se preocupem: se tiver bom comportamento deve sair ao fim de 8 anos)...Eu sei que o mundo mudou muito nestes anos. A globalização das economias é um facto. E conseguimos alguns avanços: a nossa integração na moeda única, o controlo da inflação e do défice público (a ver vamos), as nossas exportações dependem agora menos dos sectores tradicionais. Temos algumas empresas tecnologicamente avançadas e mais jovens com cursos superiores. Mas, se avançamos, o mundo andou mais depressa do que nós e a sensação que me fica é a de que ficamos claramente para trás.
E o panorama internacional agrava, e muito, o meu pessimismo. O aumento do preço do petróleo e dos produtos alimentares pode matar milhões à fome, enquanto os fundos de investimento (nomeadamente os que especulam com os preços do arroz) e os países produtores de petróleo, conseguem lucros recorde. Enquanto o mundo se prepara para enfrentar a crise financeira gerada pelo crédito subprime, os grandes gestores dos bancos americanos (que causaram o maremoto) pensam em como gastar os seus salários milionários. Enquanto o povo do Tibete é oprimido e violentado, nós preparamo-nos para os Jogos Olímpicos. Enquanto se praticam atrocidades no Zimbabwe, nós ratificamos o Tratado de Lisboa. Enquanto examinamos as consequências incertas do aquecimento do planeta no futuro, recusamos investir em remediar as necessidades certas e urgentes no Terceiro Mundo, como o fornecimento de água potável à população. Vou-me deitar. Pode ser que acorde com outros olhos.

13 comentários:

Unknown disse...

Sejamos optimistas:
Um dos piores politicos mundiais está quase a sair do poder...tenho esperança que Barak Obama possa ser
(se for eleito) um Homem de viragem nos acontecimentos, com impacto a nivel mundial em todos os sectores.
Já a nivel interno, o panorama complica-se, a continuar a crise de identidade no PSD (sem um verdadeiro lider absoluto) o Governo PS prepara-se para vencer as legislativas em 2009...e ninguem dá por isso. A consequencia? Está a vista, mais 4 anos de governação dos "bolsos dos ministros e deputados" e o povo que se governe com o que sobra.

Mas eu acredito, acredito mesmo que um dia o povo se vai voltar a lembrar que a uniao faz a força, que o comodismo e a total despreocupação (porque neste momento as pessoas nao se estão para chatear, pagam e pronto)não pagam as contas e então ai Portugal vai mudar.
Até lá, que Deus nos ajude, dia após dia.

Anónimo disse...

Como diz o outro: "um negro ou uma mulher a presidente dos EUA só se vê quando um meteorito está para colidir com a Terra ou esta foi invadida por E.T.´s". Não me admiraria que em Novembro escolhessem o McCain. Cá, seja PS ou PSD, as coisas nunca serão muito diferentes: independentemente do líder, há que dar "job´s" a assessores, autarcas, amigos, e não afrontar os grandes lobbies (banca - nem sequer ousam aumentar-lhes a taxa de IRC, que é metade da normal - grandes construtoras, Mellos, Amorins, Berardos, Etc).
RM

Anónimo disse...

Será que só eu é que sorrio ao ouvir falar no aumento do preço do petróleo? (falso preço, apesar de tudo) - por falar nisso: o livro está uma moca (pronto a ser devolvido com umas garalhadas acerca daqueles diálogos).
Será que só eu é que me divirto ao perceber que a sociedade consumista que nos preocupámos em construir seja utópica e melhor de tudo: efémera?
Tudo se move pelas mesmas causas. Nosso Senhor lá no Céu, volta e meia deve deitar as mãos à cabeça quando olha para uma certa percentagem da humanidade - vá lá que é uma pequena parte da sua Criação...
Peço desculpa por ter a mania que sou rebelde, ter ficado atada aos 13 anos, mas estes governos - do país e "do mundo" - são cómicos. E isso, do meu ponto de vista, é óptimo.
Sim.

Beijinhos
O. I.
(Optimista Incorrigível)

Anónimo disse...

Este post transcende a possibilidade de uma resposta escrita e exige um duelo à antiga. Eu escolho as armas: duas chávenas de café!

Anónimo disse...

Optimismo? Pessimismo? O que escolher?

Sei bem que não é fácil, mas difícil também não é. Apesar do pessimista que me considero ser, acho que não é pessimista este "meio mundo" onde vivemos(vivo). Quer dizer, só o é para quem quer.
Sim não está fácil, tal como eu, muitos outros terão dificuldade a arranjar emprego futuramente. Mas ele existe e está aí. Com alguma dedicação e trabalho chegaremos lá.
Tenho como exemplo um pai de um amigo meu, que sem qualquer "canudo" ou mesmo 12º ano, vive hoje em dia num palacete, com campo de futebol e campo de ténis incluído. E claro, piscina ao sol. Não conseguiu isto com nenhuma herança nem nada que se pareça. Foi tudo graças à sua inteligência e muito trabalho que o conseguiu.
O que me diz que é possível, num mundo que muitos julgam "3º mundo" é possível ser feliz.
Felicidade, uma palavra deveras interessante. E possível ser-se feliz, mesmo não conseguindo ter nenhum palacete, ou qualquer campo de futebol. Basta olhar para o que temos e vermos sermos feliz por o conseguir ter. Se conseguirmos com trabalho obter uma casa por mais pequena que seja, devemos ser felizes por ter conseguido lá chegar. E não lamentar, porque o Sr. Presidente tem tudo e pouco(aparentemente) faz.
Voltando ao tema inicial, acredito que não falte aí trabalho. Será me difícil aceitar trabalhar num emprego que não pertença à minha área, quer dizer, acho que não terei esse infortúnio visto ser deveras abrangente, por isso poderei seguir vários caminhos. Mas outros que não tenham tamanha felicidade, podem seguir também outros caminhos (mesmo que não seja o da sua área), visto que trabalho é o que não falta. O que acho que falta em Portugal é a vontade de trabalhar. Isso sim, é o que nós pecamos. Porque para queixarmo-nos que somos pequenos e não temos nada, todos nós sabemos fazer. Agora trabalhar para sermos grandes, isso é que está mais difícil.
Por isso, o trabalho anda aí. E se alguém precisar eu poderei dar umas dicas para onde se dirigir ;) Só precisam é de pensar que para o palacete, meio caminho não basta. À que arregaçar as mangas e muito trabalho produzir. Se for preciso directas pelo caminho, assim seja. E em caminho até ao dia em que seremos "Grandes". Não necessariamente grandes no sentido de ter muito dinheiro e muitos bens materiais, mas no sentido bem maior de sermos felizes e ter conseguido muita coisa na vida. Faz-me lembrar um fundador que produziu algo "Pequeno" (pequeno, mas só para os que não sabem o que dizem).
Vá, se queres algo da vida, enfrenta-a a Ela mesma. Nem sempre será fácil, nem sempre É fácil. Mas todos conseguiremos. Vejo mais aqueles que se queixam de não ter nada, porque na realidade querem um BMW, quando primeiro deviam arranjar condições básicas para a sua vida. A escada deve ser "subida" (desculpem-me a redundância), um degrau de cada vez, e não todos de uma só vez.

Mudando de assunto, e peço desculpas pela invasão de espaço. Este fim-de-semana, mais propriamente ontem, vivi algo que já não sentia à IMENSO tempo. Fui à comunhão da minha irmãzinha, a sua primeira comunhão. E estava tãooooooooooooooo linda a "piquena", ela com o seu sorriso maroto e amistável, mas meigo e contagiante. Sai possivelmente ao pai. Bom, entrei na igreja onde ela teve esta cerimónia (a igreja dos Capochinhos), dirigida pelo Pr. Martins, onde o que se ouvia era completamente o oposto da igreja que customo frequentar (quando o customo fazer). Vivia-se nesta pequena (ou da mesma dimensão da igreja do Bonfim)igreja a alegria, celebrada pr almas doces de crianças. Eram cerca de 50 (só a celebrar a sua comunhão), fora as outras tantas que estavam nos bancos ao lado destes. E mais outros tantos que eram o coro. O coro. Onde customo ir, ve-se um peso enorme no ambiente, algo gasto pela vida, algo... pobre de espirito. Neste novo ambiente vivia-se...algo rejuvenescido, novo, alegre, poderoso, algo sublime, algo que todos iriam gostar, algo fantástico, divinal, algo que deveria ser suposto em todo o lado. E não um ar pesado, infeliz, regular e monótono. Este novo ambiente era cheio de alegria, luz e vida. Posso dizer que rejuvenesci. A minha alegria já era grande pela minha irmã, pensava que ia ser uma cerimónia "seca" (que é o que customo viver na igreja que regularmente frequento), no entanto surpreendi-me e o tempo que lá estive, que deve ter sido uma hora (se não foi mais), passou rápidamente e de uma forma espontanea e fantástica.

Como este meu comentário já vai longo e fora de tempo (já no seu prolongamento), e visto que já devia estar a trabalhar e ainda aqui estou, vou acabar com 3 fotografias e um video como demonstração daquilo que falo.

Peço desculpa, mas penso não dar para embeber fotografias nestes comentários, por isso deixo apenas url para quem quiser visitar.

A primeira fotografia de que falo é sobre o altar desta igreja (dos capuchinhos). Onde se vê o padre, os seus acólitos (todas crianças) e a decoração do mesmo.
url: "http://designdautor.files.wordpress.com/2008/05/dsc08896.jpg".

Depois temos a minha irmã, palavras para quê?
url:"http://designdautor.files.wordpress.com/2008/05/dsc08930.jpg".

E em terceiro, a fotografia onde se vê no primeiro plano o meu pai sentado, e ao fundo o coro composto apenas por crianças e uma viola no seu conjunto (espero que dê para ver, no meio daquela confusão foi-me um pouco dificil tirar uma fotografia direita);
url:"http://designdautor.files.wordpress.com/2008/05/DSC08915.jpg";

E por último, o vídeo. Acabei por ouvi-lo e percebe-se mal, mas é o que se arranja de momento. Sendo que, é composto apenas por crianças e por uma rapariga a tocar viola e a liderar o coro:
url:"http://www.youtube.com/v/W1T7AtxuAwE";


SP

Anónimo disse...

oh, não consigo ver as fotos :(
eu conheço a tua mana?
Ela inspirou-te... Descreveste de tal forma bem que eu já estava a cantar "... um amigo que me ama..." antes de abrir o vídeo :p

Anónimo disse...

Sim inspirou-me. Gosto muito dela, apesar de ter pena da educação que ela possa vir a ter. Mas tentarei aproximar-me dela com o seu crescimento e ajudar-lhe naquilo que ela precisar, tentando também encaminhar-lhe para o trilho correcto (ou o mais correcto, dentro do possivel).

Mas as fotos por ordem são:
"http://designdautor.files.wordpress
.com/2008/05/dsc08896.jpg"

"http://designdautor.files.wordpress
.com/2008/05/dsc08930.jpg"

"http://designdautor.files.wordpress
.com/2008/05/dsc08915.jpg"

Parti o url ao meio para ser visivel.

Anónimo disse...

mas que bela princesa que tens na família :) não vai ser escuteira? :p

Anónimo disse...

Se escuteiro é ser doce com as pessoas, transmitir alegria, distribuir sorrisos pelas pessoas, sempre que a vês está contente, não te mente, se está sempre a meter-se contigo porque tu estás ali e és importante para ela então ela já é uma escuteirinha...

Mas também puderá pertencer à instituição futuramente... Quem sabe ;)

Anónimo disse...

SP

És um tipo cheio de valor.

RM

Anónimo disse...

Isso é só aparência Ruizito ;)

Tens mais valor aquele que grita por glória e corre junto dela. Ou diz golo depois de ter fintado todos os 11 adversários desde a sua baliza, ou aqueles que nada (ou pouco) temem. Dão um "im" no Possível - metafóricamente falando.

Eu sou humano, com defeitos (algumas virtudes), procuro o que todos querem. Felicidade. Ideias fixas, teimoso, orgulhoso... Tento ser melhor. às vezes é dificil, mas vou tentando. Quem me escreve tem mais valor do que quem vos escreve...
Lembranças que ficam, lembranças que me assustam, lembranças de um sonho, lembranças para um futuro.

e de que vale uma alma sem isto. às vezes penso se terei uma. Alma sinónimo de coração (puro?), de alegria, sentimento, com(espaço)paixão, e muito mais.
De que vale um corpo sem uma alma. Se alma não terei, o que terei?

Bom, não liguem. Às vezes não regulo bem e só digo disparates...Um bem haja para todos.

E como alguém sábio nos diz. "Faz-te um bom rapaz(rapariga), que há falta disso!"
(as palavras de tal sábio não eram literais, mas fica a ideia).

SérgioPaulino

Anónimo disse...

"Sê boa menina que há falta disso" :)
Às vezes pergunto-me se seremos algum dia tão significativos para outros miúdos como estes sábios são para nós...

És impec, SP ;)

RM, desculpa o aluguer do blog para estas trocas de mimo, mas às vezes precisamos de espacitos mais recatados para o fazer :D

Vamos ter grande equipa * SP JS e RD

Anónimo disse...

Sim, acho que juntos poderemos fazer a diferença. Cada um com as suas ideias e ideais (que giro, palavras tão parecidas e significados tão dispares:), cada um com o seu conhecimento, onde juntos poderemos completar-nos.

Um desafio, um novo rumo, um caminho diferente e interessante ao mesmo tempo...E qual será o resultado??Muita Magia esvoaçará, vai ser mágico, poderoso. Ou então não.

Mas de uma coisa tenho a certeza, algo vai ser ;)

JS, às vezes gostava mesmo de ser pelo menos metade do que dizes, impec. Mas é verdade que tento ser melhor durante o dia. A noite não pode contar, porque aí...bom no comments...

Aos poucos, e depois de uma temporada menos boa, começa a voltar à costa uma palavra, "Carpe Diem"... A vida é realmente como as ondas de uma praia. Tanto vêm como vão, tanto são limpas como podem vir mais "perturbadas" pela sujidade. Tanto trazem à costa sereias como naufrágios. Tanto pode ser doce ou salgada, bom a vida é uma caixa de surpresas. Pode ser bela e sorridente, basta querer. Querer que nem sempre parece ser poder (e muitas vezes não o é realmente), mas temos que aproveitar todos os grãos de areia para constituir um bela e limpa praia. Umas conchas e pedritas catitas para criar um ambiente mais "fixi" e toca a andar, pela vida fora.